Dicas para aliviar o estresse e evitar a inflamação crônica.

Não é novidade para ninguém que viver muito tempo por stress psicológico pode colocar o corpo em risco para o aparecimento de inflamação crônica não é mesmo?! 3,2O stress é considerado um estado de alerta quando o organismo encontra algo que requer mais esforço e concentração e, quando isso se prolonga, pode acarretar em inflamações crônicas, enxaqueca, insônia e dores constantes devido ao cansaço extremo comprometendo assim o desempenho físico durante o dia. 1,2

Para tentar “amenizar” o stress podemos contar com ajuda da atividade física diariamente a fim de produzir uma maior sensação de bem-estar como por exemplo: caminhada, corrida, andar de bicicleta ou até mesmo pular corda em média 3x por semana, contribuem para uma melhora significativa no processo inflamatório.1,2

Existem também alimentos ricos em substâncias antioxidantes que combatem a inflamação, principalmente aquela silenciosa!1 Inclua no seu dia a dia frutas vermelhas, chá verde, cúrcuma, fibras, ômega 3, sementes como a chia e as castanhas ricas em gorduras boas que combatem a inflamação. 1,2,3

Referências
1 - MÉNDEZ Filho JD, Rodríguez HGR. Sobre los benefícios de los radicales libres. Rev Med IMSS 1997; 35(4):309-13.
2 - FANHANI A. P. G et. al. Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas. SaBios-Ver. Saúde e Biol., v.1, n2. p.33-41. Campo Mourão. 2006.
3 - PELLEGRINI, A. L. et al. Estresse e fatores psicossociais. Psicol. Cienc. prof. vol.30 no.4 Brasília Dec. 2010.