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Estresse: dicas para aliviar o estresse e evitar a inflamação crônica

Não é novidade para ninguém que viver muito tempo por stress psicológico pode colocar o corpo em risco para o aparecimento de inflamação crônica não é mesmo?!

 Estresse: dicas para aliviar o estresse e evitar a inflamação crônica

Não é novidade para ninguém que viver muito tempo por stress psicológico pode colocar o corpo em risco para o aparecimento de inflamação crônica não é mesmo?! (3,2) O estresse é considerado um estado de alerta quando o organismo encontra algo que requer mais esforço e concentração e, quando isso se prolonga, pode acarretar em inflamações crônicas, enxaqueca, insônia e dores constantes devido ao cansaço extremo comprometendo assim o desempenho físico durante o dia. (1,2)

 

Para tentar “amenizar” o stress podemos contar com ajuda da atividade física diariamente a fim de produzir uma maior sensação de bem-estar como por exemplo: caminhada, corrida, andar de bicicleta ou até mesmo pular corda em média 3x por semana, contribuem para uma melhora significativa no processo inflamatório. (1,2)
 

Existem também alimentos ricos em substâncias antioxidantes que combatem a inflamação, principalmente aquela silenciosa!1 Inclua no seu dia a dia frutas vermelhas, chá verde, cúrcuma, fibras, ômega 3, sementes como a chia e as castanhas ricas em gorduras boas que combatem a inflamação. (1,2,3)

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Referências:

1 - MÉNDEZ Filho JD, Rodríguez HGR. Sobre los benefícios de los radicales libres. Rev Med IMSS 1997; 35(4):309-13.

2 - FANHANI A. P. G et. al. Agentes antioxidantes: seu papel na nutrição e saúde dos atletas. SaBios-Ver. Saúde e Biol., v.1, n2. p.33-41. Campo Mourão. 2006.

3 - PELLEGRINI, A. L. et al. Estresse e fatores psicossociais. Psicol. Cienc. prof. vol.30 no.4 Brasília Dec. 2010.


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