Você sabia que a sua saúde intestinal está diretamente envolvida com a imunidade? Quando a microbiota intestinal (conjunto de microorganismos que vivem no nosso intestino, antigamente chamada de flora intestinal) está em desequilíbrio, pode ocorrer alteração do sistema imunológico do intestino e do corpo todo, e consequentemente causar doenças inflamatórias como as cardiovasculares, diabetes e obesidade, e até doenças autoimunes. O intestino é considerado o maior órgão imunológico do corpo, e atua como um guardião para manter a nossa saúde e imunidade, e prevenir doenças.
O que alimenta e mantém saudável a microbiota intestinal são as fibras que consumimos na alimentação, encontradas por exemplo nas frutas, verduras, legumes, sementes e grãos integrais. O uso de probióticos (um ou vários tipos de microorganismos benéficos a nossa microbiota intestinal) está crescendo atualmente, e também pode contribuir para a imunidade intestinal. Por outro lado, alimentos altamente processados e refinados, aditivos como emulsificantes e conservantes, comuns no nosso estilo ocidental de dieta, podem ter um impacto negativo na composição microbiana intestinal, e pode afetar negativamente nossa imunidade.
Além das fibras, a alimentação rica em frutas, verduras, legumes, leguminosas, castanhas, sementes e azeite de oliva, pode fortalecer direta ou indiretamente o sistema imunológico. Portanto, uma alimentação saudável, variada e colorida é fundamental para uma boa imunidade. Se necessário, procure ajuda profissional especializada para fazer ajustes na sua alimentação.
E por fim, o estresse crônico, que estamos cada vez mais expostos, pode alterar a estrutura intestinal e desequilibrar a microbiota por longos períodos, contribuindo para piora da imunidade e aumento do risco de doenças inflamatórias ou autoimunes. Já se perguntou o que você faz para controlar o seu estresse? Exercício físico pode ser uma boa válvula de escape para controlar o estresse. Pense nisso! Confira nossas aulas gratuitas na plataforma, e aproveite a modalidade que mais te agrada!