Como fortalecer a sua imunidade

Como fortalecer a sua imunidade

Vista a sua armadura: estratégias para aumentar a imunidade e proteger a sua saúde.

por Fernanda Uliana Nutricionista – CRN3: 29092

Como fortalecer a sua imunidade

Você sabia que a sua saúde intestinal está diretamente envolvida com a imunidade? Quando a microbiota intestinal (conjunto de microorganismos que vivem no nosso intestino, antigamente chamada de flora intestinal) está em desequilíbrio, pode ocorrer alteração do sistema imunológico do intestino e do corpo todo, e consequentemente causar doenças inflamatórias como as cardiovasculares, diabetes e obesidade, e até doenças autoimunes. O intestino é considerado o maior órgão imunológico do corpo, e atua como um guardião para manter a nossa saúde e imunidade, e prevenir doenças.

O que alimenta e mantém saudável a microbiota intestinal são as fibras que consumimos na alimentação, encontradas por exemplo nas frutas, verduras, legumes, sementes e grãos integrais. O uso de probióticos (um ou vários tipos de microorganismos benéficos a nossa microbiota intestinal) está crescendo atualmente, e também pode contribuir para a imunidade intestinal. Por outro lado, alimentos altamente processados ​​e refinados, aditivos como emulsificantes e conservantes, comuns no nosso estilo ocidental de dieta, podem ter um impacto negativo na composição microbiana intestinal, e pode afetar negativamente nossa imunidade.

Além das fibras, a alimentação rica em frutas, verduras, legumes, leguminosas, castanhas, sementes e azeite de oliva, pode fortalecer direta ou indiretamente o sistema imunológico. Portanto, uma alimentação saudável, variada e colorida é fundamental para uma boa imunidade. Se necessário, procure ajuda profissional especializada para fazer ajustes na sua alimentação.

E por fim, o estresse crônico, que estamos cada vez mais expostos, pode alterar a estrutura intestinal e desequilibrar a microbiota por longos períodos, contribuindo para piora da imunidade e aumento do risco de doenças inflamatórias ou autoimunes. Já se perguntou o que você faz para controlar o seu estresse? Exercício físico pode ser uma boa válvula de escape para controlar o estresse. Pense nisso! Confira nossas aulas gratuitas na plataforma, e aproveite a modalidade que mais te agrada!

Referências:

1- Yu Anne Yap and Eliana Mariño. An Insight Into the Intestinal Web of Mucosal Immunity, Microbiota, and Diet in Inflammation. Front Immunol, 2018; 9:2617.

2- Lisa Rizzetto et al. Connecting the immune system, systemic chronic inflammation and the gut microbiome: The role of sex. J Autoimmun, 2018; 92:12-34.

3- Hanna Ilchmann-Diounou and Sandrine Menard. Psychological Stress, Intestinal Barrier Dysfunctions, and Autoimmune Disorders: An Overview. Front Immunol, 2020; 11:1823.

4- Caroline E. Childs et al. Diet and Immune Function. Nutrients, 2019; 11(8):1933. 

LEIA TAMBÉM

Estilo de vida e saúde: movimente-se mais, sente-se menos

Por quanto tempo você ficou sentado hoje? Talvez você sentou-se para tomar seu café da manhã, depois no carro para ir ao trabalho, ficou na mesa do escritório, na reunião ou na sala de aula.

Ver mais

Conheça alguns dos potenciais impactos do estresse na saúde

Conheça alguns dos potenciais impactos do estresse na saúde e entenda o mal que ele pode fazer à saúde.

Ver mais

Como manter uma pele saudável ao longo dos anos?

A casa do corpo: é possível manter a saúde da pele ao longo dos anos. Descubra como.

Ver mais