Conheça alguns dos potenciais impactos do estresse na saúde

Conheça alguns dos potenciais impactos do estresse na saúde

Conheça alguns dos potenciais impactos do estresse na saúde e entenda o mal que ele pode fazer à saúde.

por Fernanda Uliana Nutricionista – CRN3: 29092

Conheça alguns dos potenciais impactos do estresse na saúde

O estresse, devido a sua influência na saúde humana, tem sido estudado desde a década de 60. Alterações como prejuízo na cognição, na aprendizagem e na memória, uma maior chance de transtornos do humor, como a depressão, e de ansiedade, além do aumento de mediadores inflamatórios sistêmicos, estão entre os diversos impactos negativos que podem estar associados ao quadro. Claro, a intensidade e a velocidade dessas alterações dependem do nível e da frequência de exposição ao estresse.

O estresse pode afetar o sistema imunológico, aumentando o risco para doenças autoimunes, pode aumentar a produção de substâncias inflamatórias, elevando o risco de doenças inflamatórias intestinais e até doenças cardíacas, como hipertensão arterial e aterosclerose. Claro, existem características individuais que tornam os indivíduos mais ou menos suscetíveis a esses efeitos. Por isso é importante consultar seu médico de confiança regularmente e realizar os exames recomendados são medidas fundamentais.

Contudo, vale ponderar que nem sempre o estresse tem efeitos negativos no corpo humano. Em níveis adequados, ele ativa nossa memória e atenção, facilita o aprendizado e mantém o bom ritmo do funcionamento do corpo. A grande questão é a intensidade e frequência a que somos expostos ao estresse.

O ideal é alcançarmos um equilíbrio, dividindo nosso tempo entre trabalho, autocuidado e lazer, procurando sempre incluir atividades prazerosas na nossa rotina, como prática de exercício físico, meditação, yoga, artesanato, tocar algum instrumento, cuidar de plantas, entre outras.

Referências:

1- Habib Yaribeygi et al. The impact of stress on body function: a review. EXCLI Journal, 2017; 16:1057-1072.

2- Hanna Ilchmann-Diounou and Sandrine Menard. Psychological Stress, Intestinal Barrier Dysfunctions, and Autoimmune Disorders: An Overview. Front Immunol, 2020; 11:1823.

3- Jennifer N. Morey, Ian A. Boggero, April B. Scott, and Suzanne C. Segerstrom.

Current Directions in Stress and Human Immune Function. Curr Opin Psychol 2015 Oct 1; 5: 13–17.

LEIA TAMBÉM

Exercício físico: bom para o corpo e a mente

Muito mais do que exercício: socializar durante a prática de esportes turbina a sua saúde mental.

Ver mais

Intestino: entenda como o seu 2º cérebro influencia no humor

Entenda como o funcionamento do intestino influencia no seu peso e humor.

Ver mais

Relação da prática do jejum intermitente e longevidade: ela realmente existe?

Já provou jejum? Como a prática de não se alimentar pode afetar a sua longevidade.

Ver mais