Não existem dúvidas de que os hábitos diários exercem um enorme impacto sobre a saúde e a qualidade de vida a curto e longo prazo, sejam eles bons ou ruins. Portanto, focando na longevidade ativa, bons hábitos podem prevenir uma série de doenças mentais, metabólicas e incapacitantes.
Milhares de estudos fornecem evidências de que o exercício físico regular, a manutenção de um peso corporal saudável, não fumar e ter uma alimentação saudável influenciam profundamente a saúde, seja no tratamento ou prevenção de várias doenças. Esses hábitos devem fazer parte de um estilo de vida para toda a vida, de toda a família.
A prática de exercício físico regular contribui para:
- Saúde do cérebro e cognição, bem como para a redução da ansiedade, depressão, sintomas do estresse e risco de demência.
- Preservação da massa muscular;
- Redução da probabilidade de quedas e lesões relacionadas às quedas;
- Prevenção ou minimização do ganho excessivo de peso;
- Redução no risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, síndrome metabólica e certos tipos de câncer.
Já a alimentação saudável tem papel fundamental para:
- Manutenção de um peso saudável ao longo de toda vida, e consequentemente melhor mobilidade;
- Colaborar com a manutenção da massa muscular se aliada à prática regular de exercícios;
- Prevenção de todas as doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.
Ao longo desses 21 dias juntos, vimos uma série de mudanças que podemos fazer para promover saúde e prevenir doenças. Busque ajuda profissional especializada sempre que necessário e tenha qualidade de vida e uma longevidade ativa. O poder da decisão de ações positivas para o seu estilo de vida está nas suas mãos!