O sono possui várias funções no nosso organismo, a hipótese mais simples é a de que ele se destina à recuperação do nosso organismo de um possível desgaste ocorrido durante o período em que ficamos acordados. Outras funções são atribuídas como a manutenção do equilíbrio geral do organismo e das substâncias químicas no cérebro que regulam o ciclo vigília-sono além da consolidação da memória e regulação da temperatura corporal [1]. Por isso, uma boa noite de sono, é fundamental quando pensamos em ter disposição para o dia-a-dia.
Para as pessoas que buscam maior rendimento nas atividades físicas é necessário se atentar a qualidade do sono, pois a atenção, disposição, bom humor e concentração estão relacionadas com o fato de dormir bem. A privação do sono está relacionada com uma reação mais lenta, força reduzida [2], prejuízo da memória e diminuição da vigilância [3]. O exercício físico pode melhorar o humor, porém, quando o indivíduo está com privação do sono, este efeito parece ser anulado [2].
Noites mal dormidas não estão relacionadas somente com um pior rendimento durante a atividade física, mas os efeitos da perda de sono também podem impedir a recuperação muscular e conduzir a uma redução da defesa da resposta imunológica [4]. Além disso, a privação do sono pode levar a ter reações mais lentas e até afetar negativamente o humor [5]. Por isso, ter qualidade no sono é fundamental para ter disposição e ter um bom rendimento nas atividades físicas.