As consultas e exames preventivos e de acompanhamento de saúde, também chamados de check-up, ganharam mais importância nos últimos tempos graças ao desenvolvimento da medicina diagnóstica. O objetivo desses procedimentos é identificar os fatores de risco e entender os sinais de alteração de saúde precocemente para prevenir futuras doenças. E por isso, é muito importante fazer esse tipo de avaliação, constantemente.
A avaliação clínica e a solicitação de exames é feita por médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde capacitados para a interpretação dos resultados. O pedido de exames é baseado no sexo, faixa etária, nas eventuais queixas e sinais clínicos, hábitos pregressos e atuais, bem como no histórico familiar. Um ponto crescente de atenção tem sido a atualização da carteira de vacinas conforme o calendário anual de imunização.
Achados clínicos e alterações nos resultados do check-up são alertas para que o paciente procure um acompanhamento multiprofissional especializado para que as orientações e intervenções necessárias sejam realizadas.
Com a evolução de exames diagnósticos, abordagens clínicas e farmacológicas, além de procedimentos cirúrgicos robotizados, o rastreamento e a intervenção precoces diminuem o risco de complicações, internações e até mortes causadas por doenças que muitas vezes são silenciosas.
Para você que está felizmente assintomático, não deixe de frequentar periodicamente seu médico e nutricionista e fazer o seu check-up. Fortaleça seu vínculo de confiança com seu médico e nutricionista e tenha mais tranquilidade com o seu estado de saúde.