O poder dos hábitos saudáveis diários para a longevidade ativa

O poder dos hábitos saudáveis diários para a longevidade ativa

Estar bem todos os dias: construir a longevidade precisa ser rotina.

por Fernanda Uliana Nutricionista – CRN3: 29092

O poder dos hábitos saudáveis diários para a longevidade ativa

Não existem dúvidas de que os hábitos diários exercem um enorme impacto sobre a saúde e a qualidade de vida a curto e longo prazo, sejam eles bons ou ruins. Portanto, focando na longevidade ativa, bons hábitos podem prevenir uma série de doenças mentais, metabólicas e incapacitantes.

Milhares de estudos fornecem evidências de que o exercício físico regular, a manutenção de um peso corporal saudável, não fumar e ter uma alimentação saudável influenciam profundamente a saúde, seja no tratamento ou prevenção de várias doenças. Esses hábitos devem fazer parte de um estilo de vida para toda a vida, de toda a família.

A prática de exercício físico regular contribui para: 

  • Saúde do cérebro e cognição, bem como para a redução da ansiedade, depressão, sintomas do estresse e risco de demência. 
  • Preservação da massa muscular; 
  • Redução da probabilidade de quedas e lesões relacionadas às quedas; 
  • Prevenção ou minimização do ganho excessivo de peso; 
  • Redução no risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, síndrome metabólica e certos tipos de câncer.

Já a alimentação saudável tem papel fundamental para: 

  • Manutenção de um peso saudável ao longo de toda vida, e consequentemente melhor mobilidade; 
  • Colaborar com a manutenção da massa muscular se aliada à prática regular de exercícios; 
  • Prevenção de todas as doenças crônicas, como as cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

Ao longo desses 21 dias juntos, vimos uma série de mudanças que podemos fazer para promover saúde e prevenir doenças. Busque ajuda profissional especializada sempre que necessário e tenha qualidade de vida e uma longevidade ativa. O poder da decisão de ações positivas para o seu estilo de vida está nas suas mãos!

Referências:

1- James M. Rippe. Lifestyle Medicine: The Health Promoting Power of Daily Habits and Practices. Am J Lifestyle Med, 2018; 12(6):499–512.

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